quarta-feira, 5 de julho de 2017

Galizastúrias (IV)




Para além do gozo que dá manejar e controlar um aparelho fotográfico, dos mais simples aos mais complexos, há muitas outras recompensas que a fotografia pode proporcionar.  

Uma das vantagens óbvias da fotografia que é muito percepcionada é a possibilidade de podermos estender a viagem para além do período de tempo em que estamos fisicamente a viajar.  

O facto de podermos revisitar, ainda que passivamente e sem interacção, pessoas e situações, mas especialmente lugares, cria um reforço de memória que nos ajuda a empurrar informação e sensações para aquela zona do nosso disco rígido que falha menos.

É um factor que eu valorizo na fotografia, até porque tenho uma memória fraca. E não é irrelevante saber que posso, de alguma forma, ajudar a iluminar essas zonas da memória de modo a que informação que gostava de guardar passe a fazer parte de mim, e me saia com naturalidade, mesmo quando não tenho outros recursos a ajudar. Só porque quero e consigo lembrar-me. 

Acredito que a fotografia também tem um papel aqui.















1 comentário:

Rui Tavares disse...

Porque diabo é que eu continuo a gostar de revisitar estes momentos nossos?
Obrigado Vasco por tornares gráficas estas recordações