domingo, 17 de janeiro de 2010

O Futuro. Há 60 anos.




Este anúncio da Bohn Aluminium and Brass Corporation data de Setembro de 1947. É um dos últimos em que a companhia apostou para mostrar a sua visão dos equipamentos de vanguarda que poderia produzir.

A Bohn era uma companhia norte americana dinâmica que acreditava num futuro em que as ligas nobres, como o alumínio e o magnésio, inundariam a tecnologia americana. Na indústria naval, automóvel, aeronáutica, ferroviária, mas também em objectos do quotidiano americano. De um carrossel a um frigorífico.

Para projectar essa imagem de inovação e solidez lançou mão de uma poderosa e criativa campanha publicitária, nos anos 40, com ilustrações futurísticas que eram, elas próprias, toda uma visão de um futuro que nunca se chegou a nós. Em certo sentido, é pena que muitas das ideias avançadas na campanha não tenham ultrapassado o suporte de papel das ilustrações de Arthur Radebaugh. Com o distanciamento de 60 anos, imagina-se como teria sido excitante levar à prática alguns dos conceitos então explorados.

A única ilustração conhecida de Radebaugh que tem como tema uma moto é um conceito híbrido com vários elementos que podemos atribuir a uma scooter de grande porte. Estrado para os pés, alguma protecção para as pernas, rodas semi-carenadas. Se esquecermos os desajustados pneus de automóvel, trata-se de um design que, ainda hoje, faz sonhar.

Sem comentários: